• Por Ana Luisa

Vai viajar? Confira informações importantes para tirar seu passaporte

O passaporte é o documento obrigatório para qualquer turista que queira explorar além das fronteiras brasileiras. Ele é exigido na maioria das viagens de avião para fora do país e, portanto, precisa estar em dia. Mas você sabe como tirar passaporte?

Com as orientações certas, é possível contornar a burocracia e requerer o documento do jeito certo. Assim, o próximo roteiro de viagem poderá ser cumprido da melhor maneira.

A seguir, veja 6 informações essenciais para que saiba como tirar passaporte!

1. Preencher a solicitação de passaporte é o primeiro passo

A sua trajetória vai começar no site da Polícia Federal, onde é possível realizar a solicitação para emissão do documento. No endereço do órgão, é só clicar em “Requerer passaporte (para brasileiros)”. Só vale escolher a opção de emergência se você puder justificar a urgência, certo?

Após selecionar a alternativa, preencha as informações no formulário de identificação e pedido. Confira os dados antes de enviar, para garantir que tudo está correto.

2. Pagar a guia de emissão é obrigatório para o processo

Após preencher e enviar as informações, será gerada uma Guia de Recolhimento da União (GRU). Funciona como um boleto e serve para o pagamento da taxa de emissão. O valor fica em torno de R$ 250,00 a R$ 300,00, mas vale conferir antes.

O pagamento desse valor é obrigatório e você deve guardar o comprovante. Se perder a validade de pagamento, terá que preencher um novo requerimento.

3. Agendar o atendimento é essencial ao tirar passaporte

Entre as informações de passaporte, é indispensável saber que o atendimento só acontece de maneira agendada. Então, após fazer o pagamento da GRU, vá para a área que permite escolher uma data.

Selecione o posto mais próximo de você e opte pela data mais conveniente que estiver disponível. Porém, pode acontecer de o próximo agendamento estar distante, já que a grande procura sobrecarrega as atividades da PF. Quanto mais antecedência à viagem houver, melhor.

4. Levar os documentos exigidos garante a emissão

Durante o atendimento, o principal procedimento é a conferência de documentação. Então, você deve levar todos os que são exigidos para tirar passaporte.

Veja a lista dos documentos que são obrigatórios:

  • identificação com foto e atualizado (carteira de identidade, de trabalho ou de habilitação, entre outros);
  • título de eleitor;
  • comprovante de quitação eleitoral da última eleição;
  • certificado de reservista do Exército Brasileiro, para homens maiores de 18 anos;
  • passaporte anterior válido, se aplicável;
  • CPF e
  • comprovante de pagamento da GRU.

Se qualquer documento estiver incorreto, em fala ou desatualizado, a emissão é negada e é preciso executar um novo processo.

5. Buscar o passaporte é uma tarefa que só você pode realizar

Se tiver seguido todas as orientações do jeito certo, o atendimento será finalizado com a aprovação da emissão do documento. Nesse momento, receberá uma previsão de quando o passaporte estará pronto para a retirada.

É interessante acompanhar o andamento do processo pelo site, para confirmar a chegada. Assim que tiver a confirmação, vá ao posto especificado para buscar seu documento. Não se esqueça de apresentar identificação, pois é uma tarefa intransferível.

6. Ficar de olho na validade evita muitas dores de cabeça

Tirar passaporte não é uma tarefa apenas para quem faz pela primeira vez. Com o documento em mãos, é essencial saber que a validade é de 10 anos. Após esse período, é preciso começar um novo processo, do jeitinho que foi explicado.

Com o item sempre atualizado e válido, você tem a certeza de que vai poder curtir o turismo de experiência onde quer que seja!

A tarefa de tirar passaporte não é tão complicada quanto parece. Com essas dicas, você saberá tudo o que é importante para ter o seu documento em mãos.

Com tudo pronto, é só se preparar! Veja como organizar a viagem e acerte no planejamento.