• Por Ana Luisa

Conheça a ótima prática que está em ascensão no Brasil e contrate um guia local para a sua viagem.

Quando vamos viajar a expectativa é que tudo saia como o esperado e possamos aproveitar tudo que o destino tem a nos oferecer. Mas, infelizmente, nem sempre acontece assim. Turistas são, frequentemente, alvo de armadilhas e com o intuito de evitá-las procuram inúmeras informações na internet; planejamento da viagem, pesquisas para escolher o destino, preços menores, aonde ficar e o que fazer. Mesmo assim, muitas vezes, não é garantido que não vamos passar por alguma furada. Por isso tão importante quanto obter várias informações é ter as informações certas.

Uma ótima prática que está em ascensão no Brasil é a de seguir as dicas de um morador local. Uma pesquisa realizada pela Booking.com apontou que, 45% dos brasileiros procuram sugestões com os moradores locais com o intuito de evitar alguma cilada. Ainda de acordo com o estudo, 48% aceitou a recomendação dada e 22% dos entrevistados afirmam ter encontrado um passeio “fora do comum” ao seguir a dica de um nativo e que fez toda diferença na viagem.

Esses dados mostram como comportamento dos turistas é impactado pelo contexto contemporâneo da sociedade. Atualmente estamos na era do diálogo, em que consumidores produzem e compartilham informações de acordo com suas próprias experiências. Por isso, ter dicas e ser guiado por um morador local tem se tornado uma tendência.

Sites que oferecem esse tipo de serviço surgem como intermediários entre turistas e moradores e possibilitam novas percepções do destino, algo que ao realizar um roteiro tradicional o turista não conseguiria ter.